O que são critérios de aceitação e porque são importantes?


Critérios de aceitação são parâmetros predefinidos que determina a conformidade de um produto, processo ou serviço com os requisitos especificados por empresas ou normas e são usados ​​para determinar se o que foi produzido ou realizado atende às expectativas do cliente, projetos, às normas e regulamentações completas, e aos padrões de qualidade alcançados pela empresa.

Os critérios de aceitação permitem a avaliação objetiva da conformidade de um produto, processo ou serviço, evitando que haja subjetividade na decisão de aceitar ou rejeitar algo. Aqui tem um ponto de grande importância quando falamos em analise crítica de certificados de calibração. Sempre que há a conformidade de um instrumento quando analisamos seu certificado significa que, estamos confirmando as medições executadas, ou seja, passado e não futuro como muitos acreditam.

Os critérios de aceitação também ajudam a garantir a uniformidade na avaliação e na tomada de decisões, tornando o processo mais eficiente e confiável. A vamos há um outro ponto muito importante na metrologia. Todos os laboratórios, principalmente os acreditados, devem periodicamente participar dos ensaios de proficiência, ou seja, comparar os seus valores com os valores de outros laboratórios.

Além disso, os critérios de aceitação são uma ferramenta fundamental para o controle de qualidade e para a melhoria contínua dos processos principalmente para as atividades de calibração e ensaio.

Em resumo, os critérios de aceitação são importantes porque:

  • Permite uma avaliação objetiva da conformidade de um produto, processo ou serviço;
  • Garantem a uniformidade na avaliação e na tomada de decisões;
  • São uma ferramenta fundamental para o controle de qualidade não só na indústria mas também, em laboratórios de ensaio e calibração;
  • Permite a identificação de não conformidades e ações corretivas necessárias para a melhoria contínua dos processos;
  • Contribuem para a satisfação do cliente e para a opinião da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *