Qual a importância da calibração?


A calibração é um processo essencial para que possamos conhecer o erro indicado por um instrumento de medição, ou seja, quando uma balança indicar 50 kg o valor real é 51 kg, por exemplo.

Conhecendo o erro de medição é possível comparar com critérios de aceitação e verificar se mesmo com o erro, podemos considerar como verdadeiro o valor indicado pelo instrumento.

Um ponto que destacamos é o fato da obrigatoriedade do instrumento ser enviado para a calibração e retornar com erro igual a zero. O processo de calibração é responsável apenas por determinar o erro do instrumento, simples assim. Normalmente os laboratórios de calibração ou setores de instrumentação acabam por ajustar o instrumento visando reduzir ao máximo seu erro mas mas mesmo assim, o instrumento possui um erro.

Podemos dizer que a calibração permite:

  1. Garantir a confiabilidade dos resultados de medição. Instrumentos de medição descalibrados podem fornecer resultados duvidosos, o que pode levar a erros na tomada de decisão, benefícios financeiros, riscos à saúde e segurança;
  2. Atender a normas e regulamentos;
  3. Reduzir custos e aumentar a eficiência de processos produtivos.

Com isso, é extremamente importante que os instrumentos a serem utilizados como padrões possuem possuem três caracteristicas:

  • Alta exatidão;
  • Repetitividade;
  • Reprodutibilidade.

E por que não o erro baixo? Porque o erro nos conhecemos e é corrigido no processo de cálculo para determinação do erro do instrumento que estiver sendo calibrado.

Outro ponto que deve ser observado é a tecnologia que o padrão possui principalmente ser for utilizado nas calibrações em campo, ou seja, fora do laboratório. Por motivos óbvios, quando a calibração é realizada no campo há ou poderá haver, uma grande influência do calor. Com isso, há alteração dos componentes internos e consequentemente a alteração do erro conhecido sendo necessário sua correção.

O recomendado é que, sempre que possível, o instrumento utilizado como padrão faça a correção automática do valor indicado.


Se quiser saber mais, entre em contato ou proponha uma pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *