Antes de falarmos efetivamente sobre como reduzir entre 4% e 68% o seu custo com calibração é necessário entendermos alguns conceitos e responder a pergunta, o que mais importante, a calibração ou a verificação periódica?
- Confiabilidade metrológica – Podemos dizer que confiabilidade metrológica é o conjunto de ações como comparações interpessoais, comparações interlaboratoriais, verificações, calibração entre outros que orienta as organizações obter e/ou emitir resultados confiáveis;
- Periodicidade de calibração – Período de tempo entre a realização de duas calibrações;
- Calibração – Definido pelo Vocabulário Internacional de Metrologia, calibração é definido como a “operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.“
Outro ponto que sempre chamamos a atenção é para o fato que a calibração determinar as condições metrológicas no momento da medição, ou seja, quando comparamos os valores contidos em um certificado de calibração com o critério de aceitação do instrumento temos duas condições.
- Conformidade com o critério de aceitação – Neste caso significa que, com relação ao instrumento, temos conformidade nas medições realizadas em função das características metrológicas estarem dentro do critério de aceitação;
- Não conformidade com o critério de aceitação – Neste caso significa que, com relação ao instrumento, não temos conformidade nas medições realizadas em função das características metrológicas estarem fora do critério de aceitação e ai, temos um problema porque não sabemos em qual momento houve a alteração das características metrológicas.
Com o que apresentamos acima temos a verificação periódica com maior importância isso porque, conseguimos monitorar as características metrológicas do instrumento ao longo do tempo e claro, entre as calibrações.
E é deste ponto que partimos para a redução do custo com calibração.
A partir do momento em que monitoramos as características metrológicas do instrumento temos como principal resultado o aumento da confiabilidade metrológica e consequentemente melhor avaliar a periodicidade de calibração de forma a aumentar ou diminuir o prazo para calibração.
Mas devemos atentar para um ponto muito importante neste processo. A verificação nada mais é que a calibração do instrumento com a medição em um número reduzido de pontos sendo necessário a utilização de padrões. Padrões estes que em 90% dos casos são os mesmos instrumentos utilizados em laboratórios de calibração.
E ai passamos a ter outra pergunta para responder. Não seria mais interessante, fácil e econômico ter o processo de calibração internamente ao invés de contratar um prestador de serviço? A resposta é sim, em função do número, tipo e grau de confiabilidade metrológica deseja ter lembrando ser fundamental a realização periódica da comparados dos valores obtidos pela empresas com as de outros laboratórios sendo esta ação, uma das orientadas a confiabilidade metrológica.
Bom. Quando temos a calibração realizada pela própria empresa, em principio, passamos a ter: 1- maior confiabilidade metrológica; 2- redução drástica no tempo de manutenção do instrumento; 3- redução drástica no custo da calibração podendo alcançar 64% no 3° ou 4° ano sem considerar a economia nos anos anteriores mesmo considerando a aquisição de padrões, capacitação de pessoal para realização da atividade e implantação dos processos de confiabilidade metrológica.
Lembrando que, devem ser utilizados métodos específicos para a determinação da periodicidade de calibração e verificação para a determinação da periodicidade de calibração e verificação mas estes métodos, veremos em post futuro.
Faça uma análise de viabilidade. Acesse a página da AUNA no endereço www.auna.com.br e saiba como.