Paquímetro ou micrômetro. Qual instrumento comprar?


Como fornecedor de instrumentos de medição e controle, recebemos diariamente solicitações de proposta comercial visando obviamente, a aquisição de produtos sendo fundamental o retorno ao cliente visando conhecer a necessidade de cada cliente e acabamos por verificar que nem sempre o que esta sendo solicitado irá realmente atender a demanda.

Isso, não quer dizer em ofertar instrumentos com investimentos maiores mas sim, conhecer efetivamente a necessidade de cada empresa e apresentar o instrumento com conjunto de instrumentos que irá efetivamente atender a necessidade e em alguns casos, que não são poucos, acabamos por identificar que instrumentos mais simples e com o um investimento menor é o suficiente para que a medição que será realizada atendendo a precisão e confiabilidade necessária.

Mas , para mostrar como a análise da aplicação é importante no processo de compra de instrumentos de medição vamos usar como exemplo dois, dos instrumentos mais utilizados para medição dimensional de forma a identificar qual o melhor instrumento a ser comprado.

O primeiro passo para definir o instrumento a ser comprado é entender o que será medido. Em nosso exemplo, vamos utilizar uma peça fundamental em qualquer veículo, o disco de freio sendo definido as cotas à serem medidas

Com as cotas definidas, é necessário saber:

1- Qual o valor e tolerância de cada cota.

Devemos lembrar que o paquímetro digital possui resolução de 0,01 mm e o micrômetro possui resolução de 0,001 mm. Com isso, todas as cotas que possuem tolerância tolerância de 0,01 mm ou superior podem ser medidos com o paquímetro e obviamente, as cotas que tiverem tolerância de 0,001 mm ou superior podem ser medidos com micrômetro.

Outro ponto que devemos observar é a utilização de paquímetros analógicos. Estes instrumentos possuem resolução a 0,02 mm. Neste caso, não é aconselhável a utilização deste instrumento em cotas que tenham tolerância inferior a 0,05 mm. O motivo está relacionado a incerteza que o instrumento normalmente possui. Considerando que a incerteza deste instrumento gira em torno de 0,03 mm qualquer cota abaixo de 0,04 mm é um risco em função da incerteza do instrumento.

2- Como a medição será ou poderá ser executada.

A execução da medição é outro fator importante a ser observado uma vez que, em função da construção do instrumento será ou não, possível a execução da medição.

Quando fazemos referência ao paquímetro universal, o modelo mais utilizado na indústria, há quatro faces de medição sendo estas a externa, interna, rebaixo e profundidade. Quando fazemos referência ao micrômetro estamos falando de um grande número de instrumentos tendo para cada aplicação um modelo específico, ou seja, há um modelo para medições externas, para medição de bordas de latas de alumínio, medição de engrenagens, profundidade, rosca e muito mais.

3- Incerteza da medição do instrumento que será utilizado.

Mais importante que o erro do instrumento é sua incerteza. Isso porque o erro é passível de correção a incerteza não.

Vamos considerar que o micrômetro que esta sendo utilizado para medição possui possui incerteza da 0,003 mm. Considerando que a medição de uma determinada cota é igual a 10,000 mm significa que, o valor real esta em algum ponto entre 9,997 mm e 10,003 mm.

Conclusão.

Qual instrumento devemos comprar?

Vai depender: a. do que será medido; b. da precisão necessária; c. do método de medição. Somente com estas três informações poderemos determinar o melhor instrumento à comprar.

Quer conhecer o modelos de instrumentos de medição? Clique aqui.

Conheça também o treinamento ministrado à distância orientado à aquisição de instrumentos de medição e serviços de calibração clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *