A Metrologia Inserida no Processo Produtivo


Em função da Indústria 4.0 e dos novos instrumentos de medição lançados nos últimos anos com destaque aos instrumentos que executam medição por processo óptico, a metrologia está cada vez mais presente no ambiente industrial possibilitando que peças e produtos possam ser verificados durante o processo produtivo, sem comprometer a precisão da medição mas, torna o processo de verificação mais importante do que a própria calibração.

A metrologia é a espinha dorsal na fabricação e controle de qualidade e estamos deixando de aplicar metrologia ao final do processo produtivo para finalmente, incluir a metrologia no processo produtivo o que reduz custos para a empresa uma vez que, com a identificação de produtos ou peças fora dos critérios de aceitação esta, pode ser retirada imediatamente e ainda, se for identificado um número considerado de produtos ou peças com falhas seguidamente é possível parar o processo automaticamente para tomada de ações.

Aplicações da metrologia no processo produtivo.

  • a medição automática de peças e produtos por meios ópticos;
  • a contagem de estoque automaticamente utilizado software e drones;
  • o monitoramento de processos produtivos nos segmentos farmacêutico, químicos, gás entre outros.

Algo que facilita a inclusão dos instrumentos nos processos é a interface dos software contidos nos instrumentos. O que já era amigável melhora a cada versão não só para programação e utilização do instrumento mas para a integração com outros equipamentos e instrumentos tornando desnecessário a existência de um especialista ou conhecimento específico para integração.

Agora, com a inclusão da metrologia no processo produtivo e da qualidade sem a atuação humana torna-se fundamental garantir que os instrumentos de medição estejam aptos a realizar medições, ou seja, tenham as mesmas características metrológicas identificadas no momento da calibração. Como a calibração determina as características metrológicas do instrumento no momento da calibração, passa a ser essencial a efetiva aplicação de um sistema de gestão de medição e de processos consistentes orientados a checagem ou verificação dos instrumentos de medição uma vez que, calibração confirma as medições já realizadas e não, as medições a serem realizadas.

  • Como o processo de checagem é realizado em um curto espaço de tempo, este também possibilita aumentar a periodicidade de calibração com base em métodos estatísticos resultando:
    na redução do custo com a execução da calibração externa;
  • aumento da confiabilidade metrológica;
  • redução do número de produtos fabricados fora da especificação o que também, resulta na redução de custo.

Com o foco na checagem dos instrumentos o desafio passa a ser na capacitação do profissional orientado à esta atividade uma vez que, além da necessidade em conhecer diversas tecnologias será necessário também, possuir conhecimento metrológico mais aprofundado possibilitando determinar e avaliar incertezas da medição, critérios de aceitação, calibração e etc..


Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto acesse www.auna.com.br/ead ou solicite informações sobre o serviço de gestão de medição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *