Por sermos especialistas em metrologia e claro, fornecer produtos e serviços para diversos segmentos é nosso dever estar atualizado quanto às pesquisas realizadas e o desenvolvimento tecnológico.
Podemos dizer que a pouco mais de um ano as ferramentas orientadas à inteligência artificial foram disponibilizadas para o nosso, possibilitando sua aplicação mas, algo que sempre nos perguntam é: Até onde posso confiar nas informações do Chat GPT?
Com isso perguntamos ao Chat GPT.
As respostas dadas pelo chat gpt relacionadas à metrologia são confiáveis?
E tivemos a resposta.
O modelo GPT-3.5, do qual o Chat GPT faz parte, é uma poderosa ferramenta de processamento de linguagem natural que foi treinada em uma ampla variedade de tópicos com base em dados disponíveis até a minha última atualização em janeiro de 2022. Embora eu tenha conhecimento sobre conceitos gerais de metrologia, não sou especializado nessa área e minhas respostas podem não ser tão precisas e atualizadas quanto às de um especialista em metrologia.
Para questões críticas de precisão e conformidade com normas específicas de metrologia, é sempre recomendável consultar fontes especializadas, como manuais técnicos, padrões de metrologia ou, idealmente, consultar um especialista em metrologia diretamente. A confiabilidade das respostas do Chat GPT dependerá da complexidade e especificidade da pergunta em relação ao conhecimento geral que ele possui até a minha última atualização.
É óbvio que “brincamos” com o Chat GPT e brincamos muito não só efetuando perguntas básicas sobre o que é metrologia, sistema internacional de unidade até perguntas mais complexas relacionados pesquisas que estão sendo realizadas passando por procedimentos de ensaios, calibração e utilização de instrumentos de medição.
O retorno que tivemos realmente nos surpreendeu. Tivemos respostas assertivas relacionadas a leitura de instrumentos e até sua configuração onde fizemos perguntas sobre diversos instrumentos que representamos. Até perguntas relacionadas a procedimentos de calibração as respostas nos dá uma visão muito aproximada do processo a ser adotado mas, ainda não é o momento em confiar de olhos fechados. Quando elevamos o nível das perguntas orientadas a calibração de instrumentos solicitando as fontes de influência e seus efeitos ou através de métodos indiretos percebemos que ainda falta muito aprendizado da ferramenta.
Com relação às pesquisas que estão sendo realizadas, o próprio Chat GPT informa que a base dele vai até 2022.
Ou seja, utilize sim o Chat GPT mas, esteja atento e nunca acredite 100% na resposta dada. Ainda não é o momento.