A calibração remota de instrumentos de medição refere-se ao processo em que determinamos suas características metrológicas a distância, ou seja, sem a necessidade de estar fisicamente no local do instrumento.
Para a execução da calibração são necessários três pilares:
- Programação remota – O instrumento que está sendo utilizado como padrão deve possuir tecnologia que possibilite a configuração dos pontos a serem calibrados assim como, dos ciclos de medição. Em resumo, toda operação de medição deve realizada remotamente sem qualquer interferência de pessoal local. Preferencialmente, o instrumento que esta sendo utilizado como padrão deve possibilitar o monitoramento das medições.
- Comunicação – Quando falamos em comunicação obviamente, estamos falando da internet para transmissão de dados. Sem internet é impossível que a calibração ocorra em função da confiabilidade dos dados da medição. Os dados relacionados a medição são de responsabilidade do laboratório que está executando a calibração não devendo haver, qualquer interferência.
- Pessoal – Para a execução da calibração remota não é necessário que o pessoal local seja especialista ou possua o conhecimento mínimo conectar o instrumento que será calibrado com o padrão, porém o laboratório deve se certificar que esta operação seja realizada corretamente. Com isso, é fundamental que o laboratório forneça instruções claras e objetivas de que possibilite qualquer profissional de qualquer área do conhecimento, efetuar de forma correta a ligação entre os instrumentos. Melhor ainda se o laboratório conseguir formas para verificação das conexões antes do início da calibração.
Em função dos padrões utilizados na calibração dos instrumentos e equipamentos orientados à ensaios microbiológicos e físico-químico, a calibração remota já é uma realidade. Claro que não são todos, mas há um forte movimento neste sentido o que favorece e muito o fabricante que adota esta tecnológica em função da possibilidade em identificar possíveis problemas no instrumento/equipamento antes que ocorra.
Vantagens da calibração remota.
- Para os laboratórios – Um ponto forte é o fato de ser tornar desnecessário o deslocamento de pessoal e claro, todos os custos envolvidos aumentando a competitividade do laboratório.
- Para as empresas – É o fato de os instrumentos serem verificados com maior frequência por pessoal qualificado sendo possível em alguns casos, com a emissão de certificados de calibração reconhecimentos por redes metrológicas.
Devemos lembrar que, por motivos óbvios, a calibração remota não é passível de realização, mas, com a aplicação de novas tecnologias será uma constante no dia-a-dia das empresas.