Protocolos de Validação de Software


Continuando a falar sobre validação de software, uma das etapas é o protocolo de validação. A questão é que, quando falamos em protocolo de validação, não falamos apenas de um protocolo, mas de vários protocolos que irão depender dos processos que serão validados.

Vamos abordar brevemente alguns desses protocolos:

1. Protocolo de validação de dados – Visa definir o conjunto de procedimentos visando garantir a integridade e confiabilidade dos dados coletados e utilizados pelo sistema informatizado envolvendo verificações de integridade, detecção e correção de erros, validação cruzados entre diversos outros.

2. Protocolo de validação de software – Aplicado no processo de desenvolvimento, esta etapa define os critérios para verificar se um software atende aos requisitos especificados e se está funcionando em conformidade com o esperado, o que inclui testes orientados a aceitação.

3. Protocolo de validação de processos – Este protocolo visa confirmar e documentar que o processo do laboratório e do software estão alinhados garantindo a perfeita aderência ao processo ou identificando pontos a serem ajustados.

4. Protocolo de validação de sistemas – Orientado a garantir que um sistema de computadores, redes e infraestrutura de TI seja seguro, confiável e que atende aos requisitos operacionais e regulamentares

Ou seja, um protocolo de validação é uma abordagem estruturada para verificar e confirmar que dados, software, processos ou sistemas estão funcionando corretamente e atende aos padrões e requisitos estabelecidos pela organização. Esses protocolos são essenciais para garantir a qualidade, confiabilidade e conformidade dos resultados declarados pelo laboratório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *