5W 2H para planejamento da qualidade

O 5W 2H é classificado como ferramenta da qualidade porém muito pouco utilizado pelas organizações e quando falamos em laboratórios de calibração ou ensaio, sua aplicação é praticamente zero.

Esta ferramenta determina o que, quando, quem, porque, onde, como e quanto custa uma determinada ação. O 5W 2H teve origem com 5W 1H sem os valores monetários tendo como objetivo, organizar as ações corretivas e preventivas relacionados a desvios em sistema de gestão. Alguém em determinado momento, teve a felicidade de incluir valores monetários, o ultimo “H”.

Com esta informação é possível fazer o planejamento de recursos para as ações e o mais importante, controlar os recursos. Fundamental para viabilidade de qualquer negócio. Importante lembrar que, os laboratórios que pertencem a empresas maiores, também precisam dar lucro ou são fechados, simples assim.

A ISO/IEC 17025 no requisito 4.15.2 determina que, “a direção deve garantir que, ações com origem na análise crítica da alta direção, sejam realizadas dentro de um prazo adequado e combinado”. Quando chegamos a etapa em projetos de implantação da ISO/IEC 17025, somos questionados quanto a, como determinar um prazo adequado e quanto isto vai custar ?. Adivinhem a resposta. 5W 2H.

Com a aplicação do 5W 2H para determinar o planejamento da qualidade, é possível alinhar as ações da qualidade com o planejamento estratégico do laboratório. Com este alinhamento, o laboratório ira ajustar as atividades a serem executadas e os objetivos da organização possibilitando a melhoria continua dos processos e isto, quando nos referimos aos laboratórios que são parte de organizações maiores. Quando fazemos referência a prestadores de serviços de ensaio e calibração estamos falando, do plano de negócio.

Esta mesma ferramenta, pode ser utilizada para determinar toda e qualquer ação relacionada ou não, ao sistema de gestão da qualidade e, quando bem aplicada é comum haver a percepção da redução de não conformidades e aumento da produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco