Quanto custa o seu sistema de gestão da qualidade?

O 5W 2H é classificado como ferramenta da qualidade porém, muito pouco utilizado pelas organizações e, quando falamos em laboratórios de calibração ou ensaio, sua aplicação é praticamente zero.

Esta ferramenta determina o que, quando, quem, porque, onde, como e quanto custa uma determinada ação. Esta ferramenta teve origem como 5W 1H, ou seja, sem valores monetários, tendo como objetivo, organizar as ações corretivas e preventivas relacionados a desvios em sistema de gestão. Alguém, em determinado momento, teve a felicidade de incluir valores monetários, o ultimo “H” sendo possível determinar os valores com a correção de não conformidades assim como fazer o planejamento de recursos para as melhorias a serem implementadas possibilitando a redução dos valores com a correção.

Para a ISO/IEC 17025 a Alta de Direção é o responsável por prover os recursos necessários para melhoria continua do sistema de gestão sendo recomendado a utilização desta ferramenta. Importante ressaltar que o 5W2H também pode ser utilizado para quantificar a implantação de sistemas de gestão da qualidade e com isso, cruzar com informações relacionadas ao quanto custa não possuir um sistema de gestão que realmente funcione.

Com a aplicação do 5W 2H para determinar o planejamento da qualidade, é possível alinhar as ações da qualidade com o planejamento estratégico da empresa. Com este alinhamento, a empresa poderá ajustar as atividades a serem executadas e os objetivos da organização possibilitando a melhoria continua dos processos. Para as laboratórios de calibração e ensaio sua aplicação é fundamental possibilitando identificar cruzar com outros indicadores da qualidade e da saúde financeira da empresa resultando em um melhor gerenciamento das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco