A metrologia é a ciência da medição e abrange todos os aspectos das medições, qualquer que seja a incerteza, em qualquer campo da ciência e da tecnologia.
A metrologia desempenha um papel crucial na Indústria 4.0, que é caracterizada pela integração de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, Computação em Nuvem e Sistemas Ciber-Físicos.
Podemos destacar:
na garantia da qualidade:
Medições com alta precisão e confiabilidade são essenciais para garantir que os produtos e equipamentos atendam aos critérios de aceitação estabelecidos.
em processos de manufatura:
Como tudo é ou deve ser medido, a metrologia auxilia no processo de monitoramento em tempo real dos processos garantindo conformidade em cada etapa do processo, sendo possível a tomada de decisão automática ou através da ação humana quando necessário.
em sensores e dispositivos:
A aplicação da metrologia é de grande importância na Indústria 4.0 visando garantir que os instrumentos e/ou sensores estejam aptos ao uso. Podemos dizer que essa é a principal e mais importante aplicação da metrologia junto a Indústria 4.0.
na tomada de decisões:
Só é possível tomar decisão se houver medição. Para que as medições sejam confiáveis sendo a metrologia a base para todas a qualquer medição.
na inovação e desenvolvimento:
Como inovar e desenvolver novos produtos sem medir? Antes da inovação e/ou desenvolvimento de novos produtos e tecnologias é necessário garantir que: a. seja possível efetuar medições; b. que as medições sejam confiáveis.
Podemos dizer que, sem metrologia inexiste inovação, desenvolvimento, acordos comerciais entre uma infinidade de aplicações.
A metrologia está tão intricada em nossas atividades diárias sejam a nível pessoal ou profissional que é difícil perceber sua existência sendo de fundamental importância.
Com isso, surge a pergunta. O que é mais importante, a calibração ou a checagem do instrumento quando falamos em Indústria 4.0?
Já vimos em outros posts que a calibração válida passado e não futuro, ou seja, inexiste qualquer garantia que as características metrológicas dos instrumentos permanecem inalteradas entre uma calibração e outra onde esperamos que, em função das características construtivas dos instrumentos, as características metrológicas sejam mantidas por um determinado tempo sendo necessário checar, o instrumento periodicamente de forma de forma confirmar que o instrumento ainda mantém as características metrológicas determinadas no momento da calibração. Somente desta forma é possível garantir que as aplicações 4.0 permaneçam confiáveis.
Se feita de forma correta, a checagem permite que a periodicidade de calibração seja aumentada proporcionando: a. maior confiabilidade metrológica; b. redução do investimento orientado a gestão de medição da empresa podendo chegar em alguns casos, a 68% do valor anual.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto acesse www.auna.com.br/ead ou solicite informações sobre o serviço de gestão de medição.