Como executar as verificações intermediárias

Você sabia que o instrumento que você está usando pode indicar valores incorretos mesmo após a calibração?

A resposta é sim. Já falamos em vídeos no nosso Canal do YouTube sobre a calibração de instrumentos de medição e que os certificados de calibrações validam passado e não futura (veja o EP-004) sendo necessário a execução de verificações periódicas para confirmação das características metrológicas dos instrumentos de medição e qual o período de verificação?

Vamos por parte.

Primeiro – Como executar a verificação periódica?

A verificação tem como objetivo confirmar se as características metrológicas permanecem as mesmas do momento da calibração.

O primeiro passo é determinar o processo de medição e os instrumentos que serão utilizados como referência. Como estamos falando em uma verificação não é necessário que o instrumento que será utilizado como referência tenha característica metrológica superior ao instrumento que está sendo verificado, mas se puder utilizar um que tenha, melhor.

O segundo passo é determinar os pontos a serem medidos que devem ser os mesmos indicados no certificado de calibração. Somente desta forma, você terá como comparar os valores sem fazer conta. Não é necessário fazer a medição de todos os pontos contidos no certificado de calibração, mas é aconselhável medir os pontos extremos e pelo menos um ou dois pontos intermediários.

O terceiro e último passo é o erro e a incerteza do instrumento e comparar os valores encontrados na verificação com os valores contidos no certificado de calibração e verificar se está dentro do critério de aceitação. Também é importante incluir os valores medidos na análise de tendência (veja o EP-xxx) para acompanhamento do comportamento do instrumento lembrando que, a incerteza da medição deve ser considerada na análise de tendência.

Periodicidade da verificação intermediária.

Inexiste uma fórmula para determinar o período que o instrumento deverá ser verificado, mas em função da análise de tendência é possível estimar a próxima verificação. Quando inexiste parâmetros é aconselhável que a verificação seja efetuada trimestralmente para ai sim, determinar a periodicidade da verificação intermediária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram