Por que implantar a ISO/IEC 17025?

Neste post iremos falar sobre a ISO/IEC 17025 a qual é utilizada para implantação de sistemas de gestão para laboratórios respondendo algumas questões.

Mas, por que implantar a ISO/IEC 17025 ao invés da ISO 9001?

A ISO/IEC 17025 contém requisitos específicos orientados aos laboratórios de calibração e ensaio como aplicação da incerteza da medição, padrões a serem utilizados, garantia da validade dos resultados declarados pelo laboratório, rastreabilidade, conteúdo mínimo dos certificados de calibração ou relatório de ensaio entre diversos outros ponto que são características dos laboratórios e a ISO 9001 não especifica.

Quais benefícios o laboratório tem com a implantação da ISO/IEC 17025?

Devemos lembrar que, um sistema de gestão existe para garantir que os processos da empresa sejam executados sempre da mesma forma independente do funcionário que estiver executando a tarefa. A partir do momento que o laboratório passa a atender aos requisitos da ISO/IEC 17025 e executar os procedimentos ele, laboratório, garante que os resultados emitidos pelo laboratório sejam confiáveis.

É necessário ter software para implantar a ISO/IEC 17025?

Não. A questão relacionada ao software esta diretamente relacionado ao mundo em que vivemos. Atualmente é impensável não utilizamos softwares para a execução de nossas atividades e integração com outros colegas de trabalho. Temos tido muito sucesso com a utilização do Google entre outras aplicações.

Sou abrigado a solicitar a acreditação após implantação da ISO/IEC 17025?

Não. A acreditação é facultativa mas claro que, se o laboratório tiver algum tipo de reconhecimento de seu sistema de gestão é ótimo.

Posso solicitar reconhecimento junto a rede metrológica do meu estado? Quais benefícios?

Sim, pode. Se a Rede Metrológica do Estado oferecer um programa de reconhecimento do sistema de gestão segundo os requisitos da ISO/IEC 17025. É importante verificar se o processo de reconhecimento da rede estadual é a mesma aplicada pelo CGCRE/INMETRO.

O principal benefício solicitando o reconhecimento junto a rede estadual de metrologia esta na rapidez do processo.

Uma ação importante a ser realizada antes da solicitação de reconhecimento estadual é a execução da pesquisa junto aos clientes. Há ramos de atividade em que somente a acreditação é válida, em outros não.

Se solicitar a acreditação, tenho que solicitar a acreditação de todos serviços?

Não. A acreditação é dada por serviço, ou seja, se um laboratório executar, por exemplo, a calibração de paquímetro, micrômetro, trena e multímetros, o laboratório poderá solicitar a acreditação ou reconhecimento somente de trena ou outro instrumento que queira.

Clique aqui e conheça o serviço de consultoria orientado a implantação da ISO/IEC 17025.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco