Importância dos blocos padrão

Por ser a representação materializada do metro, o bloco padrão é de fundamental importância na indústria metal-mecânica tendo origem no Século 18 quando o Sueco Cristopher Polhem, criou uma barra com diferentes espessuras.

Classe de exatidão.

O bloco padrão possui 5 classes de exatidão sendo 00, K, 0, 1 e 2. Cada classe possui uma função específica sendo:

  • 00 – Padrão de referência em laboratórios secundários sendo utilizado como referência na calibração de outros blocos padrão;
  • K – Possui a mesma característica metrológica da classe 00 porém com maior tolerância no comprimento. Também é utilizado como referência na calibração de outros blocos padrão;
  • 0 – Orientado para a execução da calibração e ajuste de máquinas de medição como máquinas tridimensionais, projetores de perfil entre outros assim como, dos instrumentos de medição em laboratório;
  • 1 e 2 – Utilizados no controle da produção assim como na verificação dos instrumentos de medição utilizados no processo de fabricação como paquímetros, micrômetros entre outros.

Importante ressaltar que independente da classe de exatidão o bloco padrão deve possuir:

  • exatidão dimensional e geométrica;
  • ótima aderência;
  • estabilidade dimensional ao longo do tempo;
  • coeficiente de dilatação térmica próximo aos metais comuns;
  • resistência a corrosão.

Armazenamento.

Para uso diário, os blocos padrão devem ser armazenados submersos em benzina ou protegidos com vaselina neutra devendo ser dada atenção especial a superfície polida já que esta é a superfície de medição. Para utilização os mesmos devem ser limpos caso estejam protegidos com vaselina e aguardar a estabilização com a temperatura ambiente.

Os blocos padrão nunca devem ser armazenados unidos o que poderá acarretar na corrosão das superfícies de medição.

Processo de colagem.

O processo de colagem dos blocos e de grande importância uma vez que, caso seja feito de forma incorreta o bloco padrão poderá ser riscado. Para a colagem dos blocos precisamos posicionar os blocos a um ângulo de 90° entre as superfícies de medição e com uma leve pressão, girar ambos os blocos de forma que fiquem no mesmo sentido.

Para os blocos padrão de grande comprimento, acima de 100 milímetros ou com colagem superior a 5 blocos padrão, é aconselhável a utilização de acessórios para união de blocos padrão.

Importância do bloco na indústria.

A principal aplicação do bloco padrão está na verificação dos instrumentos de medição utilizados no processo produtivo. Conforme mencionado em vídeos postados no Canal da AUNA Metrologia no YouTube o certificado de calibração valida medições efetuadas no passado e não no futuro sendo necessário a confirmação das características metrológicas destes instrumentos ao longo do tempo de forma a garantir sua utilização no processo produtivo.

Outras aplicações como a confirmação de dimensional de peças com a utilização de relógios comparadores e apalpadores também poderá ter o bloco padrão como referência entre inúmeras aplicações.

Canal da AUNA Metrologia no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram