Incerteza da medição. Qual a sua importância?

Podemos dizer que hoje a incerteza da medição não é algo estranho para os profissionais dos mais diversos seguimentos mas a sua aplicação, apesar de relativamente simples, ainda é muito pouco utilizada e com isso passamos a cometer erros e desperdícios que em muitos casos são tratados como parte do processo de medição. Importante ressaltar que consideramos como processo de medição as atividades de produção industrial, medições realizadas em ambiente médico-hospitalar, medições realizadas em supermercados, ou seja, toda e qualquer medição realizada.

Basicamente podemos dizer que a incerteza da medição é a dúvida que temos com relação ao valor que obtemos o momento da leitura em função dos erros relacionados as condições ambientais, construção dos instrumentos de medição, como as medições estão sendo executadas entre diversas outras. O problema esta em ignorar a incerteza da medição no processo que medição hora poderá resultar em prejuízo de alguns centavos para quem esta comprando ou para quem esta vendendo e hora, poderá ser a vida ou a morte de um individuo.

No gráfico abaixo mostramos em azul os limites de uma medição o qual também é conhecido como critério de aceitação sendo o valor obtido em laranja.

Até aqui tudo bem mas, acrescentássemos a incerteza da medição? Vamos incluir dois exemplos.

Agora temos uma medição onde a incerteza da medição, nossa dúvida, esta dentro do critério de aceitação e uma segunda medição, onde a incerteza está do critério de aceitação.

Sugerimos transferir este conceito para suas atividades diárias e analisar o impacto que a não aplicação da incerteza da medição.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram