Influências culturais

A muito, percebi o quanto é importante o conhecimento metrológico, e não precisa ser nada muito profundo. Só o fato de sabermos que os instrumentos de medição precisam ser calibrados periodicamente e que, os valores declarados precisam ser corrigidos em função do erro existente, já faz diferença.

O fato é que, se juntarmos ao longo de uma ano, as correções em postos de combustíveis, balanças, alimentos, etc., e convertermos em valores monetários, veremos que poderemos estar contribuindo significativamente para a melhoria das finanças pessoais isso sem falar, das decisões médicas. Se aplicarmos aos processos industriais poderemos, em alguns casos, elevar a lucratividade de forma significativa.

Vamos a um exemplo. Imaginamos uma empresa que produz filmes radiológicos. Obviamente há restos oriundos do processo produtivo que certamente, são vendidos a um ferro-velho. Se uma balança tiver um erro de 50 g a cada 1 kg, em uma tonelada teremos 50 kg. Multiplicando 50 kg por R$ 0,25 centavos (valor do kilograma em nosso exemplo), teremos um total de R$ 12,50. Muito ou pouco ?. Ira depender do quanto esta empresa vende ao ferro-velho por ano.

Se o que estamos economizando é muito ou pouco, será em relação ao quanto estamos produzindo e para onde estamos destinando o valores. O mais interessante é que nosso exemplo está fazendo referência apenas ao resto da produção. E se passarmos a considerar todos os processos de medição inseridos no processo produtivo? Quanto poderíamos estar economizando?

Vi o quanto a cultura pode influenciar ao assistir um episódio de Louco por Carros na The History Channel. Resumidamente, Danny (dono da Count’s Kustoms) está tentando consertar a moto de um ex-policial mas, no meio do trabalho surge um problema inesperado: um cano da empresa se rompe ameaçando a execução das atividades da empresa. Um dos colaboradores chama um empreiteiro para avaliar a situação e emitir um orçamento. Durante a medição do terreno, este funcionário vira para o empreiteiro e diz: “é bom que este instrumento esteja calibrado.”.

Neste momento, percebi o quanto é importante a cultura metrológica uma vez que, obviamente, o orçamento esta diretamente relacionado a medição do terreno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco