O laboratório é acreditado. Será?

É comum ouvir empresas falarem que contrataram um laboratório acreditado mas quando recebeu o certificado de calibração este não tinha o selo da RBC. Mas porque o certificado foi emitido sem o selo da Rede Brasileira de Calibração?

Um laboratório de calibração ou ensaio seja este um prestador de serviço ou um setor de uma empresa, quando solicita a acreditação, precisa definir o escopo de serviço à acreditar, ou seja, precisa determinar os serviços a serem reconhecidos pelo organismo acreditador o que está longe de significar que todos os serviços executados pelo laboratório sejam acreditados.

Ponto importante está relacionado a faixa de medição ou ensaio do laboratório. O fato do laboratório ter uma grandeza ou ensaio acreditado não quer dizer que todo e qualquer serviço prestado por ele será emitido com o selo da RBC ou RBLE.

No caso da calibração o laboratório terá uma faixa de medição acreditada podendo executar calibrações em faixas diferentes. Por exemplo: o laboratório possui capacidade para execução da calibração de medidores de temperatura de -10 °C a 400 °C mas possui a faixa de -10 °C a 150 °C como acreditado. Com isso, todas as medições feitas fora desta faixa não poderão ser emitidos com o selo da RBC.

O mesmo ocorre para os ensaios onde este é normalmente determinado por uma metodologia.

Com isso podemos concluir que o correto a afirmar que o laboratório possui serviços acreditados e não, que o laboratório é acreditado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco