Porque comprar calibradores passa-não-passa

O calibrador passa-não-passa é um dispositivo, vamos chamar assim, largamente utilizado na verificação de peças em processos fabricação mecânica principalmente em usinagens o qual tem como objetivo, identificar as peças que estão dentro dos limites definidos em projeto.

E esse é o ponto. Verificar se a peça está dentro dos limites definidos em projeto.

Os limites são definidos em função do ajuste necessário para execução do encaixa que aquela peça terá que poderá ser móvel ou fixo, havendo uma tolerância para cada situação.

Com base nisso é necessário que os calibradores passa-não-passa sejam fabricados em máquinas que tenham a resolução e construção adequada de forma a possibilitar que o calibrador tenha a medida adequada assim como também, esteja dentro da tolerância indicada para um calibrador passa-não-passa e esse é o motivo pelo qual não se deve simplesmente, fabricar calibradores passa-não-passa.

Se um torno não tiver a resolução adequada ou estiver com folgas excessivas ou ambos os casos, dificilmente iremos conseguir fabricar um calibrador passa-não-passa que esteja dentro das especificações de uso e ai, só iremos gastar tempo e dinheiro.

Bom, ai vem a pergunta. Mas se o calibrador passa-não-passa estiver calibrado não saberemos o erro possibilitando o uso do calibrador?

Esse é outro problema. Diferente de um instrumento de medição onde obtemos valores em função do que estamos medindo, o calibrador passa-não-passa não possui escala e a calibração e sim muito importante porém, só serve para confirmar se o calibrador possui as características metrológicas gravadas nele.

Então antes de fabricar um calibrador passa-não-passa veja se você possui a máquina que tenha as características ideais para fabricação do calibrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco