Produtividade em laboratórios de calibração e ensaio

A pandemia trouxe várias mudanças entres elas o trabalho home office e consequentemente a necessidade de sermos mais produtivos o que requer muita disciplina afinal, trabalhar em um ambiente sugestivo a todas as atividades menos trabalhar e algo complicado.

Além da disciplina é necessário que todos os processos estejam informatizados no sentido exata do termo uma vez que, não é mais possível a impressão de documentos e passar a informação impressa ao colega de trabalho é impossível além de ficar todo o tempo em comunicadores. Neste novo agora os computadores precisam realmente serem utilizados como computadores e não como uma evolução das máquinas de escrever ou ainda, um simples repositório de informações.

Quando pensamos em laboratórios de ensaio e calibração é ainda mais crítico vez que se torna necessário a comunicação com o pessoal de campo os quais precisam ser informados das atividades a executar, executar as atividades, enviar para o laboratório o qual, terá que executar o ensaio ou a calibração e disponibilizar os resultados com um grande e importante detalhe. Número reduzido de profissionais em função da necessidade de distanciamento.

Estas operações só poderão ser executadas se todo o processo de ensaio ou calibração for informatizado e informatização significa que o maior número de atividade deve ser executada automaticamente sendo a escolha do software de extrema importância principalmente porque este deverá ser aderente as atividades do laboratório.

Laboratórios de ensaio e calibração independente se prestador de serviço ou setores de empresas maiores possuem características específicas principalmente se tiverem o interesse ou necessidade de atuar como laboratórios acreditados.

Alguns pontos precisam ser observados quando falamos em produtividade em laboratórios sendo estes:

  • qual o tamanho da minha equipe?
  • quais instrumentos o laboratório possui?
  • possuem comunicação com computadores ou exportam informações?
  • o software possibilita a comunicação com os equipamentos do laboratório ou importam as informações?
  • suporte e segurança de dados. Quem é o responsável?
  • quais função e integrações o software possui orientada as atividades do laboratório?
  • compensa mais a contratação de pessoal ou a aquisição de um software?

Com base nestas e outras informações específica a cada empresa é possível determinar o nível de informatização necessária e o produto a ser adquirido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
× Clique aqui e fale conosco