Como selecionar o um fornecedor para os serviços de calibração

Apesar de parecer simples, a seleção de fornecedores de serviços de calibração vai além da avaliação do preço e prazo. É necessário a avaliação técnica do laboratório e em alguns casos, dos profissionais envolvidos.

Antes de continuarmos é importante ressaltar que, todo laboratório deve possuir o CMC ou Capacidade de Medição e Calibração. O CMC nada mais é que, a menor incerteza que o laboratório pode declarar para uma determinada calibração a qual, é definida em função de estudos específicos realizados pelo laboratório.

Continuando. O processo de compra dos serviços de calibração deve começar internamente identificando a faixa de medição do instrumento, sua resolução e principalmente, seu critério de aceitação. Com o conhecimento das duas informações devemos avaliar se o laboratório possui CMC compatível com o serviço que desejamos comprar.

Vamos aplicar dois casos onde iremos identificar o fornecedor para calibração de um paquímetro que possua, faixa de medição de 0 a 150 mm, resolução de 0,02 mm e critério e aceitação de 0,04 mm. Com estas informações podemos dizer que para o ponto de 100,00 mm por exemplo, teremos a faixa de 99,96 mm a 100,04 mm como limites.

Vamos a seleção do fornecedor.

1° Fornecedor:

  • executa calibração de paquímetro na faixa de 0 a 300 mm;
  • possui CMC de 0,04 mm.

2° Fornecedor:

  • executa calibração de paquímetro na faixa de 0 a 300 mm;
  • possui CMC de 0,02 mm.

Se considerarmos que o instrumento não possui erro e a incerteza mínima a ser declarada pelo laboratório for igual ao critério de aceitação do instrumento somente o segundo fornecedor, poderá prestar o serviço de calibração uma vez que, por menor que seja o erro identificado no instrumento identificado pelo primeiro fornecedor, seu CMC irá resultar em valor acima do critério de aceitação mesmo que este seja duvidoso.

Um ponto importante é que, o CMC é o valor mínimo que o laboratório poderá declarar com relação a incerteza. Em função de outros fatores o laboratório poderá declarar valores superiores ao CMC porém, nunca inferior.

Webinar How to Lab

Webinar How to Lab

A especialista Glauce Pereira irá explicar ao vivo as grandes sacadas para que a gerência da 17025 seja feita em um nível […]

WhatsApp chat